Português English
home A Vertigem
 
Ambiente
Voluntariado
A Vertigem
Agenda
Internacional
 
 
 
  inscreva-se na nossa newsletter  
 
 
  introduza aqui as palavras chave  
 
Home » Voluntariado » Noticias
 
A vida rural em Bezerra

Na VERTIGEM, uma associação para a promoção do património do Portugal, alguns voluntários adaptam-se ao estilo de vida rural na aldeia de Bezerra. Agora, Monica e Katarina de Polonia, Marilyn de Estónia, Armelle de França e Jeronimo da Belgica vivem juntos na antiga escola de Bezerra. Na quinta da Cuco, onde eles cuidam dos animais, todas os dias são uma aventura.

Nesta regiao, Serra de Aire e Candeiros, cabras e cavaleiros atravessam-se no teu caminho. Às vezes, é como que o século XXI ainda nao chegou a esta região. As actividades dependem do ritmo das épocas e do tempo. Se há  Sol trabalha-se fora. Por isso, até mesmo os de fora tem orgulho nas peles morenas. Também, no caso de chuva a gente fica na casa e faz uma boa fogeira.

As actividades na quinta da cuco são variadas. Os animais recebem a nossa atenção e tem diferentes funcionalidades. Por exemplo, o burro Ambrósio é um macho forte que ajuda a buscar lenha na floresta ou nas ruas de Bezerra. Ambrósio trabalha melhor que qualquer tipo de Mercedes e pode foncionar sem combustível, sem gasoléo.  No entranto, pode ser desobediente …

As cabras jamais escutam e gostam de destruir as jardims dos vizinhos.Max, o cão, guarda com a sua vida a quinta da cuco. Ninguém pode passear sem que ele começeu a ladrar. Mas, ele matou muitas gatos, as pobres victimas.

Então, a vida na Bezerra passa, e para todos os voluntários, esta experiencia é rica e nova. Estes jovens estrangeiros, num programma da união Europeia, ajudam a manter as velhas tradiçãos ruraís em Portugal
Jeroen Bossens

 
 
 
Voluntários na Marinha Grande
 
Dormência na Associação Popular Bezerra e Figueirinhas
 
   
 
 
 
2005 © Vertigem APP- Todos os direitos reservados