Português English
home A Vertigem
 
Ambiente
Voluntariado
A Vertigem
Agenda
Internacional
 
 
 
  inscreva-se na nossa newsletter  
 
 
  introduza aqui as palavras chave  
 
Home » Voluntariado » Noticias
 
Viajar em Portugal de bicicleta

Explorando um outro país com uma bicicleta é diferente de uma viagem de autocarro, comboios ou carro.

Com a bicicleta,  evita-se grandes cidades e estradas com muito transito. Como o voluntário internacional para o programa europeu de YIA (Juventude em Acção), eu decidi viajar de bicicleta e marquei  um caminho através do campo.

No dia 27 de Setembro, montei minha bicicleta no aeroporto do Porto, com a intenção de chegar a Bezerra no primeiro de Outubro. A ajuda dos portugueses para me acomodar e apoiar-me é alguma coisa que não vou esquecer facilmente.
Uma viagem com uma bicicleta não é como no desporto, é basicamente preparar e planificar.

Precisei de mais ou menos uma semana para descobrir os caminhos adequados. Porque iria viajar 4 dias, tive de levar alguma bagagem comigo e decidi comprar um atrelado.
Na prática, os outros elementos que estão envolvidos não foram incluídos no plano.

Primeiro de tudo, em grandes cidades, é uma bagunça para encontrar o caminho com este carinho atrás de você na rede de pequenas ruas. Uma bússola pode fazer todo o trabalho.
O que me surpreendeu de uma forma positiva, foi os cidadãos e o respeito que têm por  alguém que viaja de bicicleta. Também,  todo o mundo estava aberto a conversar quando eu fiz uma paragem. Em caso de problemas, eles estavam prontos para ajudar.

A parte mais difícil passou quando minha alavanca de mudanças quebrou quando estava a descer perto Caxarias,  cerca de 25 km do meu destino (Ourém). Eu não vou esquecer a ajuda do gente, que me trouxe, a minha bicicleta e o meu atrelado, para Ourém e para a Batalha para reparar a bicycleta.
Para todos os que estão lendo este artigo, uma bicicleta é a melhor forma de transporte para descobrir outro país.

Há muitas mais vantagens que não irei citar por estar já longo este artigo, por exemplo a interação social com os habitantes locais, estar fora todos os dias para aproveitar o sol, e finalmente esta atividade física é boa para a saúde !
by Jeroen Bossens

 
 
 
Chegadas e partidas no final de Outubro
 
   
 
 
 
2005 © Vertigem APP- Todos os direitos reservados